É uma mudança profunda na estrutura das organizações, onde a tecnologia deixa de ser uma ferramenta de trabalho e passa a ter um papel estratégico primordial. Não se trata apenas de adotar um software, mas sim de repensar a maneira que a empresa se comporta diante do mercado, compreendendo o papel que a tecnologia tem dentro das empresas e junto ás pessoas.

A transformação digital passa por três fases de progresso tecnológico – indo muito além de ter um canal do YouTube.

– DIGITIZAÇÃO
É a transição de informações analógicas para uma forma digital. Algo como quando deixamos de ouvir LP’s e fitas cassete para usarmos MP3: de arquivamento de informações “físicas” para arquivamento em dispositivos eletrônicos.

– DIGITALIZAÇÃO
É quando acontecem mudanças de fato através da tecnologia. É quando a empresa passa a utilizar Big Data, por exemplo, analisando informações digitais e filtrando dados para obter padrões, insights e resultados de testes.

– TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Esta é a fase final: quando a digitalização de uma empresa se torna completa, de maneira que os processos são todos feitos de forma digital. Isso significa que é possível vislumbrar novas oportunidades, mudanças e evoluções na empresa como um todo. Em muitos casos, se torna até necessário que aconteçam mudanças nos padrões organizacionais, estruturas socioneconômicas, e até mesmo leis – a LGPD por exemplo, e a lei do esquecimento na Europa.

A Medei promove as três fases da Transformação digital, através de uma plataforma digital pioneira para homologação digital e processos pós-demissionais, diminuindo o tempo de validação de documentação e a burocracia, usando um assinador digital próprio e videoconferência – tudo isso com processos armazenados em nuvem e facilmente auditáveis.